A importância da realização periódica do Teste de Estanqueidade
A manutenção nos aparelhos de ar condicionado é essencial para o bom funcionamento do aparelho, prolongando sua vida útil e evitando desperdício de energia e outras naturezas. Um dos testes fundamentais que devem ser feitos frequentemente é o de estanqueidade, que consiste na verificação nas tubulações do equipamento para identificar possíveis vazamentos de gás.
Caso um vazamento como este aconteça, o problema pode ir muito além do prejuízo financeiro com a execução de reparos, tonando-se um grande risco para os ocupantes do local climatizado. Para ilustrar: imagine que o vazamento ocorra em um quarto pequeno, alimentado por um equipamento de alta potência. Por ser mais denso do que o ar, o gás irá se concentrar na parte baixa do ambiente. Caso o ocupante esteja dormindo, não irá perceber que a quantidade de oxigênio está diminuindo e pode acabar morrendo asfixiado.
As características da tubulação que transporta o gás, como a alta pressão somada ao uso de tubos de cobre com paredes menores e à quantidade elevada de pontos de solda, faz com que os vazamentos de gás ocorram com mais frequência do que os de água, por exemplo, daí a importância de realizar o teste de estanqueidade periodicamente.
Entre os defeitos de sistema mais comuns que podem causar o vazamento, está a falta de manutenção do aparelho e a fadiga da tubulação pelo aumento de pressão além da capacidade suportada, que acaba por romper os canos. Além dos defeitos de uso, a limpeza realizada de maneira inadequada é outro fator de risco, pois permite a presença de impurezas no interior do equipamento e a sujeira bloqueia a tubulação. Falhas na etapa de execução também influenciam no surgimento de problemas.
Diante de tudo isso, fica clara a necessidade da manutenção correta do aparelho de ar condicionado por um profissional habilitado que conheça a importância do teste de estanqueidade, pois, durante a manutenção não basta simplesmente reabastecer o gás sem se preocupar em investigar possíveis pontos de vazamento. Essa prática, além de resultar em riscos e prejuízos, também causa problemas para o meio ambiente.