Características do sistema de ar-condicionado para ambientes hospitalares
A climatização dos ambientes é feita, em geral, para o conforto térmico dos frequentadores do local. Já a climatização de um ambiente hospitalar vai além disso. Ela é responsável pela manutenção ou melhoria de diversos fatores como: atendimento, rendimento dos funcionários, qualidade e limpeza do ar, redução de consumo de energia, e menor tempo de estadia dos pacientes.
No texto de hoje, vamos citar algumas características do sistema de ar-condicionado para os hospitais.
A climatização do hospital melhora a qualidade de ar do local, seja ele um hospital, uma clínica, laboratório, entre outras instituições do tipo. Isso acontece porque os filtros específicos desses aparelhos climatizadores são responsáveis pela retenção de fungos, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde humana.
É importante também visar sempre pelo melhor da qualidade interior do ambiente, e sendo crítico com algumas situações, como:
-Necessidades especiais de controle de temperatura e umidade;
-Presença de pacientes com baixa resistência imunológica e de saúde ou de pacientes com doenças contagiosas;
-Procedimentos invasivos que podem ser conduzidos nos espaços, como cirurgias;
-Circulação da equipe hospitalar e demais funcionários;
-Circulação de pacientes e visitantes.
Além do conforto térmico dos ocupantes, é especialmente importante considerar a renovação de ar adequada, a filtragem do ar com filtros de alta capacidade e não haver dispersão do ar de ambientes com altas chances de contaminação para outros espaços.
Comments