top of page

Projeto de climatização na construção civil


Mesmo que a presença do ar-condicionado seja realidade em grande parte das casas e na maioria das empresas brasileiras, poucos sabem sobre as necessidades e vantagens de um projeto de climatização. Ainda que o tema esteja presente na rotina profissional de arquitetos e engenheiros, nem mesmo esses conhecem a fundo o assunto e o momento de aplica-lo.

Na construção civil, normalmente as obras são finalizadas, e só depois é que o sistema de climatização entra em pauta. Mas, no cenário ideal, o projeto deveria ser desenvolvido em conjunto com o sistema de ventilação mecânica, de responsabilidade dos responsáveis pela obra.

Entre os vários fatores analisados por um projetista de climatização, talvez o mais importante esteja relacionado à preservação da salubridade no interior de cada ambiente. Se para um espaço comum isso já faz diferença, em ambientes onde haja grandes concentrações de pessoas, como salas de aula, auditórios e hospitais – considerando, inclusive, as exigências particulares para alguns desses – um projeto bem feito e bem executado é essencial para evitar gastos desnecessários, seja com energia ou retrabalho durante a execução da obra.

O projeto entregará os devidos dimensionamentos e algumas solicitações às outras disciplinas de projeto, como provisões elétricas, por exemplo. Além de aumentar a confiabilidade que será entregue ao cliente final junto ao empreendimento devido aos cálculos e bases sólidas tomadas para o projeto e posterior execução, elimina-se a necessidade de retrabalho e prejuízo financeiro, pois os sistemas de climatização e ventilação mecânica já estarão compatibilizados. Lembrando que quanto menos retrabalho houver em obra, maior o lucro que se obterá com o empreendimento construído.

Comments


bottom of page