Entenda mais sobre a diferença entre manutenção preventiva e corretiva
Quando o assunto é a manutenção preventiva e corretiva do sistema de climatização, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que é realmente cada uma delas. Mas, antes de explicar um pouco sobre a diferença de cada uma, é importante destacar que as manutenções tanto corretivas como preventivas, são as melhores maneiras de contribuir para uma vida útil mais longa do seu aparelho.
- Manutenção preventiva:
Todos os sistemas em uma empresa precisam de manutenção e revisão periódica para que não apresente nenhum tipo de falha que possa colocar em risco a integridade física e o bem-estar de seus usuários.
A manutenção preventiva tem o objetivo de checar o estado geral dos sistemas de climatização, a fim de impedir o desgaste acelerado do aparelho, interferências em seu desempenho e danos que podem levá-los a pararem de funcionar.
Uma das maiores vantagens da manutenção preventiva é o aumento da sua vida útil, além de ser mais barata e rápida.
- Manutenção corretiva:
Quando o sistema de climatização apresenta falhas ou deixam de funcionar, é necessário corrigir esse problema. Com isso, temos a manutenção corretiva, que visa restaurar o desempenho do ar-condicionado.
É comum que algumas peças do ar-condicionado precisem ser trocadas ao longo do tempo, principalmente quando a manutenção preventiva não é realizada de forma periódica.
Apesar de ser uma prestação de serviço altamente eficiente, os reparos são mais caros do que na manutenção preventiva, pois demanda a compra de peças novas para substituir e em casos mais graves a troca do aparelho.
Comments