Normas rígidas na climatização de laboratórios
A instalação do sistema de ar condicionado de empresas devem seguir um padrão de qualidade para garantir eficiência e economia. Já no caso da climatização de laboratórios farmacêuticos, categoria denominada como “salas limpas”, o rigor é ainda maior, já que deve obedecer a diversos critérios exigidos pela da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O não cumprimento dessas normas tem impactos financeiros negativos em dois níveis. Primeiro, porque está passível de fiscalização, multa e até o fechamento da empresa, em casos mais graves. Segundo, porque além de uma possível multa, todo um lote de medicamentos produzidos no local pode ser perdido quando contaminado por impurezas que a climatização ambiente não impediu de entrar.
Além disso, tem também o aspecto de responsabilidade social, já que esses medicamentos serão consumidos pela população e devem estar em conformidade com o padrão de qualidade exigido. Por isso, o projeto de climatização em salas limpas não é um projeto comum e deve ser executado por uma empresa especializada.
Segundo as normas exigidas pela ABNT, quatro fatores devem ser controlados em um laboratório, sendo eles: temperatura, pressão, umidade relativa e limpeza do ar. Tudo deve ser cumprido detalhadamente e será posteriormente avaliado por uma empresa credenciada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que pode aprovar ou não o lote de medicamentos produzido no local.
Fonte: Novva Comunicação
Comments